ACUPUNTURA HIGIENOPOLIS SAO PAULO

BEM VINDO

Técnica Milenar da Medicina Tradicional Chinesa, fundamentada na teoria da energia que circula no corpo em forma de canais chamados meridianos. Aplicam-se agulhas especiais que estimulam determinados pontos do organismo para regularizar o fluxo de energia interna, restabelecendo o seu equilíbrio e funcionamento normais. São tomados todos os cuidados de higiene e segurança para você, com o uso de agulhas individuais e importadas.

dimanche 7 février 2010

massagem terapêutica-acupuntura-quiropatia-técnicas respiratórias-técnicas de meditação-realinhamento de chacras

MASSAGEM-ACUPUNTURA-ANTI STRESS-RELAXANTE-SAUDE-AROMATERAPIA-SAO PAULO-SP

Notícias mais recentes de BERENICE VIANA TERAPEUTA CORPORAL

Berenice Viana

Contato São Paulo 11-3661.2536 - cel. 11-9964.6840

Massagem Terapêutica

Acupuntura
Quiropatia
Tui-ná
Reeducação Respiratória
Relaxamento e Meditação

Acupuntura é um método profilático e terapêutico das doenças. A medicina Tradicional Chinesa, tem coimo filosofia que o ser humano comartilha traços comuns com a terra e o universo, tendo como princípios básicos a energia vital Qi, a bipolaridade yin/yang e os Cinco Elementos.

Óleo Essencial de Ylang-Ylang
(Cananga Odorata)

ORIGEM E MÉTODO DE EXTRACÇÃO
O nome Ylang Ylang significa “flor das flores”. É a flor de uma grande árvore tropical (cerca de 20 metros de altura), que pode ser cor-de-rosa, vermelho escuro ou amarela. Originária das Filipinas e da Indonésia, é cultivada também em Madagáscar, Ilhas Reunião e Comores, de onde vem a maior parte da produção do óleo essencial. O melhor óleo é obtido das flores colhidas de manhã, no princípio do Verão. A extracção é feita por destilação por vapor de água das flores.

TRADIÇÃO
A tradição indonésia de espalhar flores de ylang-ylang na cama dos recém-casados trouxe a esta flor a sua fama de afrodisíaco. Também usado tradicionalmente para tratar picadas de insectos, malária e, pelas suas propriedades anti-sépticas, na aplicação para uma série de infecções diversas.

SISTEMA NERVOSO
A par dos óleos de alfazema, manjerona, rosa, jasmim e sândalo, o óleo de ylang-ylang é considerado um anti-depressivo. Usado em preparados para ajudar a combater o stress e o nervosismo nas relações sexuais, ajudando a situações de frigidez e impotência, tendo um efeito relaxante e calmante, ajudando à confiança e bem-estar gerais. Combate o medo, a ansiedade e a tensão nervosa.

Nestes casos e sendo um excelente relaxante, juntamente com limão ou bergamota faz um agradável óleo de massagem para baixar a frequência cardíaca e a tensão, em caso de palpitações, ansiedade e medos. Ou por inalação, num difusor de óleos essenciais.

Também usado no combate à insónia.

PELE
É um óleo largamente usado na indústria cosmética e da perfumaria. Tem um efeito regulador nas secreções, sendo usado na composição de cremes tanto para pele seca como para pele oleosa, por causa das suas propriedades equilibrantes. Também usado como tónico capilar.

SINERGIA COM OUTROS ÓLEOS ESSENCIAIS
Sinergia com jasmim, vetiver, bergamota, toranja, limão, pau rosa, rosa, sândalo e alfazema.

PRECAUÇÕES
Não tóxico, não reactivo, mas deve ser, como quase todos o óleos essenciais, usado diluído em óleo vegetal antes de aplicado na pele. Não ingerir. Manter afastado das crianças. Evitar o contacto com superfícies polidas. Utilizar apenas para os fins indicados.

AVISO IMPORTANTE
A Federação Internacional de Aromaterapeutas não recomenda a ingestão de qualquer óleo essencial sem que esta seja feita sob a supervisão de um médico com formação específica em aromaterapia.



Óleo Essencial de Eucalipto
(Eucalyptus globulus)


Algumas Propriedades Mais Comuns na Utilização AromaterapêuticaTópica e por Inalação
Analgésico, anti-neurálgico, anti-reumático, anti-séptico, anti-viral, balsâmico, cicatrizante, descongestionante, desodorizante, expectorante, anti-pirético, parasiticida, rubefaciente, estimulante.

VIAS RESPIRATÓRIAS E SISTEMA IMUNITÁRIO
Descongestionante. Usa-se para tratar constipações, tosse, asma, dores de garganta e laringite.Tem uma poderosa acção anti-viral e bactericida. Usa-se diluído num pouco de óleo vegetal, massajando-se o peito e as costas, ou deitando umas gotas em água num difusor de óleos. A inalação directa do frasco ou a inalação por vapor quente também é muito eficaz. Usado como spray ambiente protege da propagação viral em surtos de gripe, sendo também eficaz na protecção contra propagação infecciosa geral. Um spray contendo 2% de óleo de eucalipto elimina 70% de estafilococos aerotransportados.

MÚSCULOS, ARTICULAÇÕES E CIRCULAÇÃO
Alivia a dor reumática, a dor muscular e a fibromialgia. Também ajuda na recuperação de lesões desportivas. Usa-se sempre diluído em óleo vegetal para massajar as áreas afectadas.

PELE
Acção anti-séptica e curativa em feridas e queimaduras. Combinado com óleo essencial de bergamota ajuda a tratar frieiras e herpes genital. Candida (banho de assento), caspa (uma dúzia de gotas no shampô normal), pé de atleta e outras infecções fúngicas Aplicação em pequenas zonas da pele: uma gota directamente em cima da zona afectada, sem diluição, se a pele o suportar. Se não, diluído num pouco de óleo vegetal.

OUTRAS UTILIZAÇÕES
Repelente de Insectos (spray, difusor). Desodorizante (passar uma compressa com um pouco de óleo dentro dos sapatos). Removedor de nódoas de alcatrão – usa-se como um tira-nódoas, umas gotas num pano, esfregando o alcatrão da roupa.

PRECAUÇÕES
O eucalipto é tóxico quando ingerido, mesmo em doses baixas. Não ingerir nunca. A ingestão pode ser fatal. Não tóxico quando aplicado na pele, não irritante. Diluir sempre em óleo vegetal antes de usar na pele. Testar possível reacção alérgica no antebraço com uma cotonete antes de aplicar em áreas maiores do corpo. Manter afastado das crianças. Manter em local fresco e seco, e afastado de fontes de calor e demasiada luminosidade. Não verter em superfícies polidas.

AVISO IMPORTANTE
A Federação Internacional de Aromaterapêutas não recomenda a ingestão de qualquer óleo essencial sem que esta seja feita sob a supervisão específica de um médico com formação em aromaterapia.

RECEITAS AROMATERAPÊUTICAS COM EUCALIPTO

Óleo de Massagem
Proporções:
25 gotas de óleo essencial para 50ml de óleo base ou
2 gotas de óleo essencial para uma colher de sobremesa de óleo base
Não usar quantidades superiores, pois o efeito é o mesmo.

Spray Ambiente
1 colher de chá de vodka ou de água de hamamélis,
3 a 12 gotas de óleo essencial (3 gotas = 0,5% de concentração; 12 gotas = 2% concentração),
5 colheres de chá de água destilada ou mineral.
Juntar primeiro os óleos, depois o vodka ou hamamélis, depois a água e agitar.
É possível dispensar o álcoól mas, nesse caso, é preciso agitar sempre antes de usar.
Eucaliptal



INFORMAÇÃO GERAL E MÉTODO DE EXTRACÇÃO
Há cerca de 700 espécies diferentes de eucalipto, das quais cerca de 500 produzem um tipo de óleo essencial. Muitas extracções têm tido apenas objectivos experimentais e a investigação ainda está em curso para determinar os constituintes de cada óleo de cada espécie em particular. Em geral, estes podem ser divididos em três categorias: os óleos medicinais que contém elevadas quantidades de cineol (ou eucaliptol), como o eucalyptus globulus; os óleos industriais que contém piperidone e felandreno, como o eucalyptus piperita; e os óleos de perfumaria que contém especialmente citronelal, como o eucalyptus citriodora (o eucalipto com cheiro a limão).
A planta é originária da Tasmânia e da Austrália, e é também muito cultivada em Portugal, Espanha, Brasil, Rússia, China e, nos EUA, na Califórnia. O processo de extracção é feito através da destilação a vapor das folhas e rebentos acabados de apanhar, ou parcialmente secos.

PRINCIPAIS CONSTITUINTES QUÍMICOS
Cineol (70 a 85%), pinene, limonene, cimene, felandreno, terpineno, aromadendrene, entre outros.



Óleo Essencial de Tea Tree
(Melaleuca Alternifolia)

ORIGEM
Austrália. O óleo de tea-tree tem vindo a ser usado pelos aborígenes da Austrália nos últimos 500 ou 600 anos. Usado originalmente como um antídoto para as picadas das cobras venenosas, era também aplicado para as queimaduras solares e para quase todos os tipos de infecções fúngicas. O nome deriva de um tipo de chá aborígene feito a partir das folhas desta planta. Tem sido alvo de extensa pesquisa, que tem revelado o fundamento científico das extraordinárias propriedades deste óleo. Por exemplo, o efeito anti-séptico deste óleo será 100 vezes mais potente que o do ácido carbólico, sem ser venenoso para humanos. A planta produz flores brancas, mas o óleo é extraído por destilação a partir das folhas.

PROVENIÊNCIA
A Árvore do Chá ou Árvore dos Pântanos é nativa da Austrália, com especial incidência na Tasmânia e região de New South Wales.

PELE
O óleo de Tea Tree é superiormente eficaz no tratamento de problemas como pé de atleta, herpes labial, verrugas e cravos, devido às suas fortes propriedades anti-fúngicas. O óleo é activo contra as três variedades de organismos infecciosos: fungos, bactérias e vírus. Pelas suas propriedades anti-sépticas é também apropriado para tratar frieiras, borbulhas e pele oleosa. É excelente para combater o acne e para tratar inflamações na pele e picadas de insectos, e ainda bolhas, queimaduras e caspa.

VIAS RESPIRATÓRIAS
Quando inalado por vaporização, ajuda a libertar mucos e alivia constipações e bronquites. Asma, tosse, sinusite e tosse convulsa também respondem bem ao tratamento com este óleo.

ÓRGÃOS GENITAIS
Adicionar umas gotas de tea-tree em água quente para lavagens e irrigações em caso de candida vaginal, cistites e pruridos.

SISTEMA IMUNITÁRIO
O óleo de tea tree é eficaz no combate às constipações, gripes, febre e doenças infecciosas como a varicela. É um poderoso estimulante do sistema imunitário e pode ajudar o organismo a aumentar a sua capacidade de combater doenças.

SINERGIA COM OUTROS ÓLEOS ESSENCIAIS
Faz uma boa combinação com Alfazema, Salva Esclareia, Alecrim, Pinho, Gerânio, Manjerona e óleos de especiarias como Noz Moscada e Cravinho.

ANIMAIS
Para eliminar pulgas nos animais de estimação, adicionar umas quantas gotas no champô habitual ou diluir em água e massajar no pêlo.

PRECAUÇÕES
Pode ser usado directamente na pele, sem diluição, mas não mais do que 5 aplicações diárias. Testar possível reacção alérgica na parte de dentro do antebraço antes de usar sem diluição: deitar uma gota e esperar 10 minutos. Para aplicações extensas, diluir sempre em óleo veicular, como amêndoas doces ou grainha de uva, entre outros. Não ingerir. Manter afastado das crianças. Evitar o contacto com superfícies polidas. Utilizar apenas para os fins indicados.

PRECAUÇÕES ESPECÍFICAS na utilização por rapazes pré-púberes: estudos recentes (2007) contra indicam a utilização continuada do óleo de tea tree em pré-adolescentes do sexo masculino, pelos constituintes imitarem os estrogénios, podendo dar lugar a alterações hormonais. A utilização esporádica, como a aplicação em feridas ou infecções, não parece ser problemática. Esta precaução refere-se a todos os produtos que incluam na sua fórmula o óleo essencial de tea tree, e também é válida para o óleo essencial de alfazema. Mais informação aqui. Em português (artigo incompleto) aqui.

AVISO IMPORTANTE
A Federação Internacional de Aromaterapêutas não recomenda a ingestão de qualquer óleo essencial sem que esta seja feita sob a supervisão específica de um médico com formação em aromaterapia.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire